quinta-feira, 15 de julho de 2010

Brasil Brasileiro



"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi,
o nosso Brasil chorar:"O que houve, meu Brasil brasileiro?" perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: "Estou sofrendo...
Vejam o que estão fazendo comigo.... Antes, os meus bosques tinham mais flores
e meus seios mais amores... Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante... Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada... Havia paz no futuro e glórias no passado...
Nenhum filho meu fugia à luta... Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil...
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto
para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula...

Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.


Voltei à sala mas encontrei o mapa silencioso e mudo como uma criança dormindo
em seu berço esplêndido...."


Redação campeã, de uma menina de 14 anos que obteve o primeiro luga em um concurso no Rio Grande do Sul, onde tema da redação era: 'Dai pão a quem tem fome'

2 comentários:

  1. Nossa :~ muito boa mesmo. D: sério, chega doeu em mim. :/

    ResponderExcluir
  2. amei da para fezer um poema...bejussssss....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... :)

    ResponderExcluir