domingo, 12 de setembro de 2010

Confiança

São  3:45h da madrugada, e pela primeira vez na vida, não consigo dormi. Não consigo porque minha cabeça está a mil, penso em mil coisas, mas todas relacionadas a uma única: confiança
Falar de confiança pode ser muito clichê, afinal são inúmeros os textos que falam sobre este assunto. Contudo é importante que eu fale sobre isso (ainda que eu caia em um desses inúmeros clichês), importante principalmente agora no período que estamos (eleitoral). Minha tese é que:
Confiar é conhecer
Confiança é mais que uma palavra, é uma atitude. É atitude, que uma mãe toma de aceitar que a filha durma pela primeira vez na casa do namorado. Quando a mãe diz “sim”, para o pedido da filha de dormi na casa do namorado, ela está provando que conhece tanto a filha ao ponto de acreditar nas escolhas dela e isso é confiar. Quando um patrão deixa o fechamento caixa de sua empresa na mão de um funcionário, ele também está mostrando que conhece bem o funcionário ao ponto de permitir que ele feche o caixa. Quando um amigo partilha um segredo com o outro, ele está mostrando que conhece tão bem o amigo que compartilha um segredo sem medo que ele vire uma fofoca. Um pai não leva seu filho em qualquer carro, ele precisa conhecer o carro para colocar seus filhos dentro. Só confiamos em Deus quando o conhecemos.

Mas se confiar é conhecer, como sabemos que conhecemos? Ninguém é um ator prefeito, mesmo por que na vida não tem como atuar 24h por dia, é impossível! Então, se não é possível atuar 24h sempre haverá, em algum momento, pequenas coisas que mostrarão quem merece ou não nossa confiança.

Por isso é necessário que conhecermos nossos candidatos, para que confiemos neles. E como conhecer um candidato? Procure o histórico dele, os projetos, se ele já esteve envolvido em alguma falcatrua, como ele agiu em outros mandatos (se ele teve), os trabalhos sociais que ele participa, o que ele apóia, no que ele acredita, quais os ideais dele... Enfim busque coisas sobre ele, quem sabe assim fica mais fácil votar sem medo.

Precisamos deixar de superficiais. Temos que conhecer o que nos rodeia profundamente, pois só assim confiaremos. Confiança é à base de toda a relação e o ser humano precisa de relacionamento.  Afinal você não pode viver dentro de uma bolha, porque até para viver nela você precisará confiar.

Um comentário:

  1. "Afinal você não pode viver dentro de uma bolha, porque até para viver nela você precisará confiar. "
    Eu confio na minha, obrigada. IUAHDIUAHIUDSA, muito bom post *-*

    ResponderExcluir